A educação libertadora dos povos Bantu no ensino de História:

Lei Federal 10.639/03 no chão da escola "relatos de experimentações"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a02

Palavras-chave:

Educação étnico-raciais, Lei federal 10.639/03, Ensino remoto

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar ações afirmativas ancoradas na implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 e 11.645/2008. Onde foram construídas e traçadas estratégias sólidas e pedagógicas, para a redução do Bullying e do Racismo, em uma instituição privada de Educação Básica, localizada em um município da Baixada Fluminense, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Para o sucesso desta proposta, foram promovidas de modo emergencial, Oficinas/LIVES pela plataforma do Google Meet e informações descolonizadoras pelo Grupo de Mensagens do WhatsApp, a partir de trabalhos sensibilizadores, com os valores ligadas aos aspectos culturais, históricos, linguísticos, geográficos e a afroperspectivas dos Povos Bantu, bem como suas contribuições transportadas para o Brasil, como possibilidade de uma educação antirracista e decolonial, que serviram de subsídio para propor Oficinas, Leituras e Rodas de Diálogos potentes na luta contra o Racismo na Disciplina de História.

Palavras-chave: Educação étnico-raciais. Lei federal 10.639/03. Ensino remoto.

Arquivos adicionais

Publicado

15-01-2022

Como Citar

OLIVEIRA, W. G. de. (2022). A educação libertadora dos povos Bantu no ensino de História:: Lei Federal 10.639/03 no chão da escola "relatos de experimentações". REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 3(1), 21–36. https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a02