Ensino religioso:
reflexões advindas no estágio supervisionado na Instituição Escolar Emmanuel Bezerra
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a03Palavras-chave:
História das instituições, Ensino religioso, LDB n. 9.394/96, História da educação, Política pública educacionalResumo
Antes da LDB, Nº 9.394/96 a disciplina de Ensino Religioso, era tida como o ensino de uma determinada religião (catequese), mas com o advento do artigo 33, da referida lei, o ensino religioso, passa a se configurar como disciplina, no currículo das escolas de educação básica, valorizando a pluralidade e a diversidade cultural religiosa do cidadão. Sabendo desse contexto evidenciado a partir 1996 e a demora em implantar as ideias legais de um conhecimento no cerne das escolas, é que se objetiva refletir sobre a disciplina de Ensino Religioso no âmbito da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra (EMEEB), durante a experiência do estágio supervisionado, ofertado pela licenciatura em Ciências da Religião da (UERN) no ano de 2021. Para embasar a fase bibliográfica ancora-se nos referenciais da Educação e da História da Educação, quanto as fontes documentais utilizam-se: O PPP da EMEEB (2017), Os RCER-EF (2018) e a Lei Nº 9.394/96. Já a fase empírica/observação ocorreu de forma remota devido a pandemia da Covid-19. A experiência permitiu verificar que na EMEEB, o Ensino Religioso é desenvolvido em consonância com a Lei Educacional, e mais que isso, existe a investigação do fenômeno religioso. No que tange aos recursos didático-pedagógicos e as Tics esses são escassos, sendo viabilizados pelos próprios professores, uma vez que estes profissionais não tiveram acesso a nenhuma política pública advinda da SME-Natal para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com efetividade na pandemia da Covid-19.
Palavras-chave: História das instituições. Ensino religioso. LDB Nº 9.394/96. História da educação. Política pública educacional.