Movimentos de educação popular no Rio Grande do Norte na década de 1960:
uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a05Palavras-chave:
Alfabetização, Educação popular, Movimentos popularesResumo
A década de 1960, no Rio Grande do Norte, foi marcada pela busca pelo fim do analfabetismo no estado, o que deu início ao surgimento de campanhas de alfabetização direcionadas ao ensino de jovens, adultos e crianças. Nessa perspectiva, o nosso estudo realiza o levantamento bibliográfico dos trabalhos produzidos sobre a temática e que contemplam as seguintes experiências de educação popular: O Movimento de Educação de Base, A Campanha De Pé no Chão também se aprende a ler e as 40 horas de Angicos. A pesquisa se constitui, principalmente, pela análise de artigos e pesquisas referente aos temas supracitados. Entre os trabalhos analisados, destacamos as pesquisas de Aquino (2018), Teixeira (2017) e Pranto (2020), os livros de Góes (1980), Germano (1982), Lyra (1993) e Paiva (1987). A partir da análise bibliográfica, foi possível identificar a importância que cada movimento proporcionou para a alfabetização dos jovens e adultos do estado do Rio Grande do Norte, além de identificar as características referentes aos métodos de ensino com foco na alfabetização. Este trabalho pode trazer contribuições sobre o conhecimento acerca das experiências realizadas, uma vez que destaca a importância dos movimentos de educação popular para a História da Educação do estado.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação popular. Movimentos populares.