Educação em contexto pandêmico:
relato de experiência da 9ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura do RN
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a06Palavras-chave:
Ensino remoto, Contexto pandêmico, CurrículoResumo
Neste artigo, aborda-se alguns dos desafios enfrentados pelas escolas, em manter o currículo e a implementação da BNCC, durante o regime transitório e excepcional, da suspensão das atividades educacionais presenciais. O objetivo é discutir, a partir de uma abordagem qualitativa, os desafios e as soluções inabituais criadas como alternativas para reduzir os efeitos dessa situação inesperada, no âmbito dos estabelecimentos de ensino da rede estadual do RN, circunscritos a 9ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura. Através da autoria e autonomia as escolas, nas práticas das atividades não presenciais em 2020, produziram-se inovações, práticas com métodos ativos de aprendizagem, inserção de TDICs e evidências metodológicas de um novo movimento curricular emergencial gerado ao longo do percurso de construção da educação remota. Refletiremos por meio da construção textual documental e revisão bibliográfica o argumento que as escolas podem mobilizar os seus sujeitos por meio da flexibilidade cognitiva e por meio de um papel proativo nas práticas de currículo, levantando algumas questões fundamentais quanto a sua inserção potencial nas práticas da cultura digital, marcada como competências exigidas e vivenciadas na atual dinâmica social.
Palavras-chave: Ensino remoto. Contexto pandêmico. Currículo.