Professor formador:

implicações no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil com enfoque na pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a08

Palavras-chave:

Professor formador, Educação infantil, Letramento - alfabetização

Resumo

O presente trabalho aborda um estudo sobre o papel do professor formador: implicações no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil com enfoque na pré-escola, tendo como objetivo geral elencar como o professor formador pode oferecer um espaço alfabetizador em sua sala de aula, através de práticas nas quais a criança sinta-se estimulada a aprender naturalmente, enfatizando a importância da Educação Infantil como base no processo de formação do indivíduo.  Destaca ainda que o professor da educação infantil precisa aderir competências para abranger essa realidade educativa, e compreender a importância desta etapa para a vida das crianças. Esse estudo foi desenvolvido através pesquisa bibliográfica de literatura com base em referenciais teóricos como legislação, artigos científicos, livros e revistas eletrônicas. Respaldados nas seguintes fontes: Base Nacional Comum Curricular (2017), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Soares (2002), entre outros. Esta pesquisa veio aprimorar a ideia de que a primeira base da educação engloba um campo amplo e complexo e que a escola infantil enquanto espaço educativo deve estar sempre atualizado, buscando profissionais especializados e capacitados.

Palavras-chave: Professor formador.  Educação infantil. Letramento - alfabetização.

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Publicado

07-02-2022

Como Citar

AZEVEDO, J. N. da S. V., & CARVALHO, A. D. F. (2022). Professor formador:: implicações no desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil com enfoque na pré-escola. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 3(1), 114–129. https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a08