Aprender música:

uma análise sobre a importância do estudo individual e coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a03

Palavras-chave:

Música, Aprendizagem musical, Estudo coletivo

Resumo

O presente artigo busca compreender a importância da dedicação aos estudos em grupo, relacionados ao desenvolvimento, enquanto aprendiz da música. Para essa análise, o campo empírico foi a turma do curso de Formação Inicial e Continuada – FIC – de Piano Popular, nível I, ofertado pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Natal Central, vinculado ao Núcleo de Artes (NUARTE). O curso foi ministrado pelo Professor Me. Valdier Ribeiro. Assumindo a metodologia de observações e anotações durante as aulas e momentos de estudo, pôde-se constatar padrões no aprendizado dos alunos, tendo em vista a didática voltada para o estudo em grupo. As aulas de Piano Popular foram ministradas uma vez por semana, sendo o piano coletivo para todo o grupo discentes. Diante das análises, presumiu-se que o estudo coletivo se mostrou essencial no desenvolvimento musical dos alunos enquanto aprendizes de piano, de maneira tal que a interação entre eles proporcionou um ciclo de aprendizado nos momentos de estudo em grupo.

Palavras-chave: Música. Aprendizagem musical. Estudo coletivo.

Arquivos adicionais

Publicado

30-01-2023

Como Citar

Santos Junior, V. R. . (2023). Aprender música:: uma análise sobre a importância do estudo individual e coletivo. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(1), 17–24. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a03