O currículo da Educação Profissional:
o conhecimento poderoso como base emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a06Palavras-chave:
Currículo, Educação profissional, Conhecimento poderosoResumo
O objetivo desse artigo é realizar uma reflexão sobre o conceito de “conhecimento poderoso” produzido por Michael Young, como base para a emancipação dos alunos da educação profissional. O referido conhecimento, conforme aponta o autor, teria a capacidade de criar oportunidades e recursos para a transformação da realidade dos alunos. Para entender essa questão, serão abordadas as concepções sobre currículo que estiveram presentes na história da educação profissional e como essas concepções contribuíram para o conceito apresentado por Young. Também serão apresentados os fundamentos da educação profissional como construção social a partir do dualismo estrutural entre trabalho manual e trabalho intelectual. O trabalho será realizado através de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e cunho descritivo objetivando levantar os conceitos e as ideias sobre o assunto, com o foco no trabalho de Michael Young sobre o conceito de conhecimento poderoso e suas implicações no currículo da educação profissional.
Palavras-chave: Currículo. Educação profissional. Conhecimento poderoso.