O currículo da Educação Profissional:

o conhecimento poderoso como base emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a06

Palavras-chave:

Currículo, Educação profissional, Conhecimento poderoso

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar uma reflexão sobre o conceito de “conhecimento poderoso” produzido por Michael Young, como base para a emancipação dos alunos da educação profissional. O referido conhecimento, conforme aponta o autor, teria a capacidade de criar oportunidades e recursos para a transformação da realidade dos alunos. Para entender essa questão, serão abordadas as concepções sobre currículo que estiveram presentes na história da educação profissional e como essas concepções contribuíram para o conceito apresentado por Young. Também serão apresentados os fundamentos da educação profissional como construção social a partir do dualismo estrutural entre trabalho manual e trabalho intelectual. O trabalho será realizado através de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e cunho descritivo objetivando levantar os conceitos e as ideias sobre o assunto, com o foco no trabalho de Michael Young sobre o conceito de conhecimento poderoso e suas implicações no currículo da educação profissional.

Palavras-chave: Currículo. Educação profissional. Conhecimento poderoso.

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Publicado

03-02-2023

Como Citar

Oliveira, J. C. de . (2023). O currículo da Educação Profissional:: o conhecimento poderoso como base emancipatória. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(1), 63–75. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a06