Satisfação dos estudantes e desafios do Ensino Técnico Profissional:

um olhar sobre as condições e serviços prestados em uma escola técnica de Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a07

Palavras-chave:

Estudantes, Ensino técnico, Satisfação, Desemprego.

Resumo

Pretendemos neste artigo analisar a satisfação de estudantes e os desafios do Ensino Técnico profissional pelas condições e serviços prestados no processo da sua formação. No contexto Moçambicano o Ensino Técnico Profissional (ETP) é apontado como solução para o problema do desemprego dos jovens. No entanto, a escassez de condições de infraestruturas e equipamento, a qualidade dos serviços de formação, o trabalho e o desfasamento de habilidades com as necessidades das empresas e organizações, continuam a constituir o conjunto de desafios que o ramo enfrenta. Pela importância que este ramo assume, surgiram apoios destinados a reformular as instituições e a combater o desemprego dos jovens, assim como atender às necessidades de mudança estrutural no mercado de trabalho. Ainda assim, a insuficiência de condições adequadas e limitada qualidade de serviços de formação são fatores que deixam os estudantes do ramo menos satisfeitos. A pesquisa é qualitativa, tendo recorrido a técnica de entrevista semiestruturada para a recolha de dados, envolvendo 12 estudantes. O tratamento de dados foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que a instituição pesquisada está longe de satisfazer o mínimo de condições e serviços de formação de qualidade. Há muito trabalho que precisa ser desenvolvido em termos de criação de recursos e na componente de competência técnica e psicopedagógica dos formadores.

Palavras–chave: Estudantes. Ensino técnico. Satisfação. Desemprego.

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Publicado

20-05-2023

Como Citar

Chadza, A. R. S., Luís, M. ., & João, A. dos S. . . (2023). Satisfação dos estudantes e desafios do Ensino Técnico Profissional:: um olhar sobre as condições e serviços prestados em uma escola técnica de Moçambique. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(1), 76–88. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a07