A música como instrumento de intervenção psicopedagógica e facilitadora das aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a09Palavras-chave:
Dificuldades, Aprendizagem, Música, Interação, Possibilidade.Resumo
As dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes constituem o objeto de estudo da Psicopedagogia, dificuldades oriundas de fatores exógenos e/ou de fatores endógenos. Os transtornos potencializam as dificuldades, entretanto, o oposto não é verdadeiro. As situações relativas às causas das limitações e fragilidades educacionais, provocam em alguns educadores, inquietações e, muitas vezes, formulações de conceitos distorcidos sobre seus alunos, devido a uma provável falta de conhecimento sobre os fatores que contribuem para que tais dificuldades se manifestem em sala de aula. Como deve ser feita a intervenção psicopedagógica com crianças e adolescentes que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem? Quais metodologias e instrumentos norteadores podem ser utilizados para minimizar ou extinguir as dificuldades de aprendizagem? Como podemos utilizar a música com crianças diagnosticadas com Dislexia, com Discalculia ou com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH? Este trabalho tenciona também, apresentar a música como forte liame entre a Psicopedagogia e à Pedagogia, vislumbrando seus efeitos positivos sobre aqueles que apresentam problemas pertinentes às aprendizagens. Para embasamento teórico, buscamos as contribuições de autores que tratam da temática em estudo, tais como Paín (1998), Scoz, Barone e Campos (1991), Gainza (2003), Gómez e Terán (2008), Bossa (2019), dentre outros, além das experiências na docência musical.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Música. Interação. Possibilidade.