Diálogos entre saberes da educação do campo como processo de decolonidade através das histórias de vida de moradores do campo sob a ótica da educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a11Palavras-chave:
Educação do campo, Decolonidade, Educação profissionalResumo
O artigo está estruturado em três partes: a introdução onde apresentamos e discutimos o tema e a problemática de pesquisa, expomos os objetivos, explicamos as escolhas teórico metodológicas e justificamos a relevância do estudo. A segunda parte é dedicada ao referencial teórico que apresenta de forma panorâmica as contribuições do pensamento decolonial enquanto abordagem teórica e os estudos referentes a constituição da história da Educação do Campo no Brasil, sob a ótica da educaão profissional inclusiva. A terceira seção denominada fundamentos e procedimentos metodológicos, visa apresentar o caminho que se pretende trilhar tendo por base a história de vida e análise de conteúdo como método de análise das fontes primárias e secundárias. Lançaremos mão também da reflexão sobre o processo histórico e político, sua trajetória do Movimento Social da Educação do Campo no Brasil, enquanto ator social, que tem feito emergir pontos de inflexão, através da denúncia do mito da democracia da área do Campo gerando a conformação de uma nova agenda para as políticas públicas que tem trazido impactos para a sociedade brasileira, ainda que persistam as iniquidades e injustiças sociais.
Palavras-chave: Educação do campo. Decolonidade. Educação profissional.