Empreendedorismo na perspectiva sustentável como âncora na introdução da educação financeira escolar
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a12Palavras-chave:
Educação financeira, Empreendedorismo, SustentabilidadeResumo
O artigo exposto traz um diálogo pedagógico que engloba e envolve a comunidade escolar no desenvolvimento do currículo da Escola Municipal Olinto Paulino dos Santos, localizada na comunidade de Olho-D’água / Pureza / RN. O tema: “Empreendedorismo na Perspectiva Sustentável como Âncora na Introdução da Educação Financeira Escolar” surge no momento de estudo semanal com a equipe docente, uma vez que relata que não tiveram, na sua formação acadêmica, noções básicas de educação financeira e- muito menos- de “empreendedorismo sustentável”. A finalidade da pesquisa é vivenciar, na prática, os resultados dos estudos, que refletem em novas estratégias de aprendizagens, oportunizando a introdução da temática como tema transversal e contemporâneo, de forma interdisciplinar e contextualizada. O desenho metodológico adotado garante a dialogicidade entre as abordagens de pesquisa qualitativa, bibliográfica e translacional, pois apresenta, na sua construção e desenvolvimento, um movimento científico e envolve outros atores além da equipe escolar. Como sustentação teórica, apoia-se nas contribuições de Gadotti (2003), Freire (2011), Codea (2019), Oliveira (2017), Relvas (2018), Eker (2010), Siegel e Bryson (2015), Byrne (2007), Salles e Faria (2013), Teixeira (2023) e nas orientações da BNCC (2018). No tocante dos resultados, destaca-se as experiências nas salas de aulas e fora delas. As crianças, a partir da educação infantil, já estão criando uma referência financeira; a equipe escolar participando de Ciclos de Formação Continuada na Escola e pela SMEP – Secretária Municipal de Educação de Pureza, viabilizando a aplicabilidade da proposta e, no momento, está se estruturando a coleta seletiva com a participação da comunidade.
Palavras-chave: Educação financeira. Empreendedorismo. Sustentabilidade.







