PEDAGOGIA HOSPITALAR:
DILEMAS E PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a13Palavras-chave:
direito à educação, pedagogia hospitalar, classe hospitalarResumo
A pedagogia hospitalar é uma área de atuação do licenciado em pedagogia que busca desenvolver estratégias de ensino para crianças e adolescentes que estão impossibilitados de frequentar a escola por motivos de saúde, diminuindo a evasão, reprovação e interrupção do ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo teórico foi investigar quais os dilemas e quais as perspectivas da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica a partir da legislação educacional vigente e de teóricos que discorrem sobre a temática suscitada. As principais considerações apontam para a necessidade de formação inicial que discorra sobre as diversas possibilidades de atuação do pedagogo, bem como de formação continuada visando ao atendimento pedagógico adequado nas classes hospitalares como lugar de desenvolvimento e continuidade das aprendizagens do estudante em estado de internação.
Palavras-chave: direito à educação; pedagogia hospitalar; classe hospitalar.
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 21-08-2023 (2)
- 14-08-2023 (1)