Formação integral:

desafio da teoria para a prática, da prática para a teoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2020.r1a10

Palavras-chave:

Integral, Teoria, Prática, Politécnica, Omnilateral

Resumo

Neste trabalho, nos propomos a entender as possibilidades de alcance e finalidade prática do projeto político-pedagógico do IFRN, instituição educativa federal localizada na cidade de Natal. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa tem natureza descritiva, constitui-se de uma amostra de 211 sujeitos, pesquisados pela Técnica de Redes Semânticas Naturais e pela Teoria de Representação do Conhecimento. Nela buscamos saber se a construção dos conhecimentos, os quais fundamentam a
educação integral, proposta pela entidade, se fazem presentes nos discentes matriculados nos cursos superiores e técnicos, se os fundamentos e princípios da formação integral se encontram em suas representações de ser humano, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, trabalho e educação. Conforme os procedimentos metodológicos e os seus resultados, tais representações não foram detectadas. Não foi representado pelos estudantes na amostra a superação da dualidade da educação: trabalho manual e trabalho intelectual.

Palavras-chaves: Integral. Teoria. Prática. Politécnica. Omnilateral.

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Publicado

13-05-2022 — Atualizado em 14-05-2022

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Como Citar

SOUSA, E. P. de . (2022). Formação integral:: desafio da teoria para a prática, da prática para a teoria. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 1(1), 91–115. https://doi.org/10.36470/famen.2020.r1a10 (Original work published 13º de maio de 2022)