Formação integral:
desafio da teoria para a prática, da prática para a teoria
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2020.r1a10Palavras-chave:
Integral, Teoria, Prática, Politécnica, OmnilateralResumo
Neste trabalho, nos propomos a entender as possibilidades de alcance e finalidade prática do projeto político-pedagógico do IFRN, instituição educativa federal localizada na cidade de Natal. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa tem natureza descritiva, constitui-se de uma amostra de 211 sujeitos, pesquisados pela Técnica de Redes Semânticas Naturais e pela Teoria de Representação do Conhecimento. Nela buscamos saber se a construção dos conhecimentos, os quais fundamentam a
educação integral, proposta pela entidade, se fazem presentes nos discentes matriculados nos cursos superiores e técnicos, se os fundamentos e princípios da formação integral se encontram em suas representações de ser humano, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, trabalho e educação. Conforme os procedimentos metodológicos e os seus resultados, tais representações não foram detectadas. Não foi representado pelos estudantes na amostra a superação da dualidade da educação: trabalho manual e trabalho intelectual.
Palavras-chaves: Integral. Teoria. Prática. Politécnica. Omnilateral.
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- 14-05-2022 (2)
- 13-05-2022 (1)