Do tratamento de informação ao letramento estatístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a17

Palavras-chave:

Livro didático, BNCC, anos iniciais, Educação matemática

Resumo

Este artigo buscou analisar uma coleção de livros didáticos, utilizados em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de reconhecer de qual maneira o bloco temático Tratamento da Informação, cujo foco é o eixo do ensino da Estatística, foi abordado, considerando alguns documentos curriculares, em destaque: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a construção do mesmo. A pesquisa foi construída a partir de uma abordagem qualitativa, revisando pesquisas bibliográficas e documentais sobre o eixo temático Tratamento da Informação e análise de uma coleção de livros didáticos. A partir da pesquisa foi possível observar que apesar do material didático ser uma ferramenta que contempla as exigências de conteúdo dispostos na BNCC, não deve ser o único material de apoio para intervenção em sala de aula, o docente deve buscar outros meios para agregar a dinâmica dentro de sala de aula, visando despertar o interesse dos estudantes e alcançar a aprendizagem plena dos educandos, como prevê os documentos curriculares oficiais.

Palavras-chave: Livro didático; BNCC; anos iniciais; Educação matemática.

Arquivos adicionais

Publicado

27-09-2023

Como Citar

Lima, S. B. ., & Souza, N. F. de . (2023). Do tratamento de informação ao letramento estatístico. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(2), 61–80. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a17