Estado do conhecimento sobre os marcos teóricos, normativos e curriculares das Escolas Institucionais do Sistema Brasileiro enquanto espaços de Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a15

Palavras-chave:

Educação profissional, Estado do conhecimento, Currículo, Escolas Institucionais do Sistema de Justiça

Resumo

O presente artigo visa apresentar um Estado do Conhecimento das produções acadêmicas disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, na Revista dos Tribunais e na Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de São Paulo, analisando pesquisas acadêmicas sobre os aspectos históricos, normativos e curriculares das Escolas Institucionais do Sistema de Justiça brasileiro, identificando os principais aspectos que inserem sua atuação no campo epistêmico da educação profissional. As ênfases analíticas sistematizadas evidenciam que, tanto nos aspectos históricos e normativos quanto nas práticas curriculares, as Escolas Institucionais do Sistema de Justiça podem ser consideradas como casas de educação profissional. O estudo expõe que, essencialmente, os currículos dos cursos de formação inicial e continuada desenvolvidas por essas escolas possuem características conservadoras, existindo tímidas tentativas de aplicação de currículos críticos.

Palavras-chave: Educação Profissional; estado do conhecimento; currículo; escolas institucionais do sistema de justiça.

Arquivos adicionais

Publicado

13-09-2023 — Atualizado em 13-09-2023

Versões

Como Citar

Lima, A. Q. O. de ., Tavares, A. M. B. do N. ., & Melo, E. S. do N. . (2023). Estado do conhecimento sobre os marcos teóricos, normativos e curriculares das Escolas Institucionais do Sistema Brasileiro enquanto espaços de Educação Profissional. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(2), 33–50. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a15