As redes sociais e o processo educativo:
O uso dessas ferramentas pelos professores e alunos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a18Palavras-chave:
Educação, comunicação digital, redes sociaisResumo
O objetivo deste estudo é apresentar algumas considerações inerentemente relacionadas às tecnologias digitais e aos processos educacionais, ao uso dessas ferramentas por professores e alunos em sala de aula. O objetivo é analisar ideias a respeito do uso dessa tecnologia de comunicação digital, especialmente as redes sociais disponíveis na Internet, e como elas podem apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram coletadas informações sobre a introdução de novas tecnologias na sala de aula e a mudança do papel dos professores em relação a esta nova proposta pedagógica. Na verdade, a utilização das redes sociais como objetos de ensino e aprendizagem permite a criação de ambientes interativos que captam a atenção dos alunos, potenciam a prática e facilitam a aprendizagem. Isso porque as redes sociais são ferramentas educativas que necessitam de informações dinâmicas, coletivas e diversificadas. Isso é possível graças a um processo de aprendizagem colaborativo. Essa análise é feita por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados demonstram e orientam o potencial da utilização de ferramentas de redes sociais como um recurso interessante e desafiador para estimular a aprendizagem e dar novo impulso ao processo de construção de conhecimento.
Palavras-chave: Educação; comunicação digital; redes sociais.