As redes sociais e o processo educativo:

O uso dessas ferramentas pelos professores e alunos em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a18

Palavras-chave:

Educação, comunicação digital, redes sociais

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar algumas considerações inerentemente relacionadas às tecnologias digitais e aos processos educacionais, ao uso dessas ferramentas por professores e alunos em sala de aula. O objetivo é analisar ideias a respeito do uso dessa tecnologia de comunicação digital, especialmente as redes sociais disponíveis na Internet, e como elas podem apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram coletadas informações sobre a introdução de novas tecnologias na sala de aula e a mudança do papel dos professores em relação a esta nova proposta pedagógica. Na verdade, a utilização das redes sociais como objetos de ensino e aprendizagem permite a criação de ambientes interativos que captam a atenção dos alunos, potenciam a prática e facilitam a aprendizagem. Isso porque as redes sociais são ferramentas educativas que necessitam de informações dinâmicas, coletivas e diversificadas. Isso é possível graças a um processo de aprendizagem colaborativo. Essa análise é feita por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os resultados demonstram e orientam o potencial da utilização de ferramentas de redes sociais como um recurso interessante e desafiador para estimular a aprendizagem e dar novo impulso ao processo de construção de conhecimento.

Palavras-chave: Educação; comunicação digital; redes sociais.

Arquivos adicionais

Publicado

02-10-2023

Como Citar

Santos, A. M. dos ., Silva, F. R. R. da, & Bogea, J. P. B. (2023). As redes sociais e o processo educativo:: O uso dessas ferramentas pelos professores e alunos em sala de aula. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(2), 81–99. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a18