A prática pedagógica do professor de Geografia na sala de aula e na escola:
um relato de experiência no estágio supervisionado II em uma Escola Pública de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2024.r5a21Palavras-chave:
Graduação, ensino de Geografia, formação docenteResumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Natal-Central, organiza o estágio Supervisionado em quatro etapas: I, II, III e IV, concebendo-o como uma oportunidade essencial para o acesso à prática profissional do futuro professor. Este estudo refere-se ao Estágio Supervisionado Obrigatório II, que busca aproximar o estudante de Licenciatura em Geografia do cotidiano da prática docente. Durante o estágio, o estudante observa aulas de Geografia e realiza entrevistas com o professor supervisor, abrangendo a dinâmica da sala de aula e da escola. A pesquisa analisa a prática pedagógica do professor de Geografia, incentivando reflexões sobre as experiências vivenciadas em uma escola pública de Ensino Médio. Os resultados mostram que o trabalho pedagógico desse professor é orientado por demandas de planejamento e pela necessidade de atender às famílias, além de exigir uma relação interpessoal positiva com a comunidade escolar para alcançar bons resultados. Também se destaca a importância de criar estratégias didáticas eficazes para lidar com situações de indisciplina e o uso inadequado do celular na sala de aula. O relato de experiência evidencia os desafios e as estratégias que envolvem o trabalho docente, contribuindo para reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Básica.
Palavras-chave: Graduação; ensino de Geografia; formação docente.