Um estudo sobre o mundo do trabalho e as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT)
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a33Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Educação de Jovens e Adultos, Educação ProfissionalResumo
Neste artigo, buscou-se identificar, registrar, categorizar e analisar as produções científicas já realizadas acerca do nosso objeto de estudo em nível de doutorado. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo apresentar um panorama dos estudos acadêmicos acerca do “Mundo do Trabalho e as Práticas Pedagógicas da EJA-EPT’’ com o intuito de compreender as condições atuais do objeto em questão, na literatura científica. Caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo que a busca foi realizada no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr). Dessa forma, analisamos teses que resultaram da pesquisa na plataforma, tendo em vista o objetivo da pesquisa, que é compreender a relação entre trabalho e Educação Profissional, mais especificamente, as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da Educação de Jovens Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) em nível de doutorado. Desse modo, surgiu o seguinte questionamento: como a temática “o mundo do trabalho e as práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT)” estão sendo discutidas em teses de doutorado? Para fundamentar a pesquisa, utilizamos os estudos de Moura e Henrique (2012) para a discussão do PROEJA. No que se refere à Educação Profissional, buscamos embasamento teórico em autores como Moura (2024).
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional.