Letramento digital no Ensino Médio Profissional:
desafios para a forma integral
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a35Palavras-chave:
Letramento digital, formação integral, educação profissional e tecnológicaResumo
A sociedade contemporânea é profundamente impactada pelas tecnologias digitais, que remodelam as formas de comunicação, produção de conhecimento e organização do trabalho. Este cenário exige que a educação acompanhe tais transformações, preparando sujeitos críticos, criativos e eticamente conscientes para atuar no meio digital. No Ensino Médio Profissional Integrado, essa demanda é ainda mais relevante, considerando seu compromisso com a formação integral e a inserção no mundo do trabalho. Assim, este artigo analisa o letramento digital no Ensino Médio Técnico Profissionalizante, com foco nos desafios e possibilidades para a construção de uma formação integral que articule o uso crítico e criativo das tecnologias digitais às práticas pedagógicas. A pesquisa adota o Materialismo Histórico-Dialético como abordagem teórico-metodológica, com natureza qualitativa, descritiva e explicativa. Os procedimentos incluem revisão bibliográfica em repositórios acadêmicos e análise documental de diretrizes educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a BNCC da Computação e orientações para o ano letivo de 2025. Os resultados evidenciam que, apesar do reconhecimento da importância das tecnologias digitais, persistem barreiras estruturais e pedagógicas que dificultam sua implementação nas instituições escolares. Conclui-se que, apesar dos desafios ainda existente, o letramento digital é essencial para consolidar uma educação que promova a inclusão tecnológica e a formação de sujeitos capazes de utilizar criticamente as tecnologias digitais, contribuindo para a transformação social e para formação integral, atendendo as demandas do século XXI.
Palavras-chave: Letramento digital; formação integral; educação profissional e tecnológica.







