Gênero e formação humana integral na EPT:
desafios e possibilidades para uma educação emancipadora através da política nacional de assistência estudantil (PNAES)
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a38Palavras-chave:
Gênero, Educação profissional, formação humana integral, assistência estudantilResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Educação Profissional e Tecnológica para a promoção da equidade e igualdade de gênero, por meio de uma educação emancipadora e da formação humana integral, com destaque para o papel da Política Nacional de Assistência Estudantil(PNAES).Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, através da fundamentação teórica pautada na literatura de Scoot, Butlher, Frigotto, Saviani, e na análise documental da Constituição de 1988, LDB e PNAES. Concluímos que a EPT é um espaço democrático fundamental para a discussões sobre os papéis de gênero e o fortalecimento dos direitos das mulheres, considerando que a PNAES, nesse processo, configura-se em um relevante instrumento legal que possibilita um atendimento das necessidades materiais dos discentes atuando no impulso de uma educação para a diversidade.
Palavras-chave: Gênero; Educação profissional; formação humana integral; assistência estudantil.







