Gênero e formação humana integral na EPT:

desafios e possibilidades para uma educação emancipadora através da política nacional de assistência estudantil (PNAES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a38

Palavras-chave:

Gênero, Educação profissional, formação humana integral, assistência estudantil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Educação Profissional e Tecnológica para a promoção da equidade e igualdade de gênero, por meio de uma educação emancipadora e da formação humana integral, com destaque para o papel da Política Nacional de Assistência Estudantil(PNAES).Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, através da fundamentação teórica pautada na literatura de Scoot, Butlher, Frigotto, Saviani, e na análise documental da Constituição de 1988, LDB e PNAES. Concluímos que a EPT é um espaço democrático fundamental para a discussões sobre os papéis de gênero e o fortalecimento dos direitos das mulheres, considerando que a PNAES, nesse processo, configura-se em um relevante instrumento legal que possibilita um atendimento das necessidades materiais dos discentes atuando no impulso de uma educação para a diversidade.

Palavras-chave: Gênero; Educação profissional; formação humana integral; assistência estudantil.

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Publicado

22-09-2025

Como Citar

Maurício, M. F. ., & Santos, F. A. A. dos . (2025). Gênero e formação humana integral na EPT:: desafios e possibilidades para uma educação emancipadora através da política nacional de assistência estudantil (PNAES). REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(4), 65–80. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a38