Socialização e afetividade:
uma relação necessária para o desenvolvimento cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a07Palavras-chave:
Socialização, Afetividade, Pares, AprendizagensResumo
Ambiciona-se que, no processo de construção dessa importante e instigante pesquisa, surjam reflexões e contribuições proveitosas e apontamentos relevantes acerca da socialização e afetividade na escola. A socialização e afetividade, elas se manifestam de formas diferentes, é estão diretamente ligadas ao comportamento e as suas expressões. Sendo assim, problematizamos a questão questionando se de fato as relações sócio afetivas geram confiança e se conseguem estabelecer laço com os alunos resultando no aprendizado significativo? Objetivamos levar a reflexão sobre a temática em questão, promovendo a clareza destas relações. nas suas especificidades objetivamos promover a discursão sobre a importância dos pares no sucesso do aluno, compreender a relação entre aprendizagem, afetividade e socialização, observar os espaços socializadores de escolas da rede Pública da cidade de Parnamirim Rio Grande do Norte. A justificativa deste estudo se dar por compreender que a afetividade é a socialização são temas relativamente discutidos entre pesquisadores, a metodologia. A fim de compreender com maior profundidade os conceitos e teorias que permeiam o meu tema e, estaremos fundamentando a nossa pesquisa em autores como, Ferreira (2004, 2014), Tuner (1999), Piaget (1977), Wallon (2007), Fonseca (2021); Neste contexto, o trabalho apoiou-se na metodologia bibliográfica que se dar a partir de materiais constituídos de livros e artigos científicos, valendo-se de uma abordagem qualitativa (GIL, 2010), que são predominantemente descritivos, com os recortes de falas dos sujeitos. Fizemos uso das fotografias (VERGUER, 1991) e da etnografia (URIARTE, 2012; MATTOS, 2011) na observação e análise de ambientes socializadores de escolares, bem como as análises das falas dos sujeitos.
Palavras-chave: Socialização. Afetividade. Pares. Aprendizagens.