As implicações da psicomotricidade na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a09

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

A presente obra aborda um estudo sobre as implicações da Psicomotricidade na Educação Infantil, tendo como objetivo compreender a relevância da educação psicomotora na aprendizagem de alunos nos anos iniciais de escolarização, bem como a importância da ludicidade na prática pedagógica, expondo ainda, os possíveis problemas e dificuldades causados pela carência ou desvalorização da psicomotricidade no desenvolvimento da criança na primeira infância. Esse estudo foi desenvolvido com base em uma revisão bibliográfica, partindo das diversas conclusões dos autores referentes ao assunto, apoderando-se de elementos científicos que comprovam subsídios teóricos metodológicos tendo como fontes primárias os estudos de Souza (2019), Moi e Matos (2019), Maneira e Gonçalves (2015), Arruda e Silva (2009), entre outras fontes secundárias que tratam sobre a psicomotricidade e suas contribuições para a aprendizagem humana, com enfoque no ensino infantil. Como principal resultado foi possível observar que a educação psicomotora possui grande valor no desenvolver das habilidades motoras, cognitivas e emocionais da criança, juntamente com o apoio da ludicidade, contribuindo para a prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem, originadas na infância.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Aprendizagem. Desenvolvimento.

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Publicado

07-02-2022

Como Citar

SANTOS, M. das V. S., & OLIVEIRA, L. S. C. de. (2022). As implicações da psicomotricidade na Educação Infantil. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 3(1), 130–141. https://doi.org/10.36470/famen.2022.r3a09