Currículo oculto:

contribuições no campo epistêmico da Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a01

Palavras-chave:

Currículo, Currículo oculto, Formação profissional

Resumo

O presente artigo traz uma discussão acerca do currículo oculto cujo objetivo foi compreender a sua contribuição no campo epistêmico da educação profissional. Currículo pode ser entendido como uma forma de produção, dinamização e organização dos saberes institucionais, com isso, necessita estar articulado às práticas reflexivas e de forma intrínseca a ele, interagem relações culturais e sociais dentro do ambiente educativo. No interior do contexto escolar, existem ainda, atitudes e valores transmitidos invisivelmente pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano, que não aparecem de forma implícita no currículo formal e contribui na formação dos envolvidos no processo de aprendizagem, isso tudo se denomina currículo oculto. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa e contemplou uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo. Diante do exposto, podemos identificar diversos elementos que embora não explicitados no currículo oficial, fazem parte dos processos e espaços escolares e contribuem para a formação profissional dos alunos.

Palavras-chave: Currículo. Currículo oculto. Formação profissional.

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Publicado

27-01-2023

Como Citar

Rosa, A. E. S. ., Silva, J. T. de O. ., & Silva, L. A. F. da . (2023). Currículo oculto:: contribuições no campo epistêmico da Educação Profissional. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(1), 01–10. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a01