Currículo oculto:
contribuições no campo epistêmico da Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a01Palavras-chave:
Currículo, Currículo oculto, Formação profissionalResumo
O presente artigo traz uma discussão acerca do currículo oculto cujo objetivo foi compreender a sua contribuição no campo epistêmico da educação profissional. Currículo pode ser entendido como uma forma de produção, dinamização e organização dos saberes institucionais, com isso, necessita estar articulado às práticas reflexivas e de forma intrínseca a ele, interagem relações culturais e sociais dentro do ambiente educativo. No interior do contexto escolar, existem ainda, atitudes e valores transmitidos invisivelmente pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano, que não aparecem de forma implícita no currículo formal e contribui na formação dos envolvidos no processo de aprendizagem, isso tudo se denomina currículo oculto. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa e contemplou uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo. Diante do exposto, podemos identificar diversos elementos que embora não explicitados no currículo oficial, fazem parte dos processos e espaços escolares e contribuem para a formação profissional dos alunos.
Palavras-chave: Currículo. Currículo oculto. Formação profissional.