Formação docente do curso de História da UFRN e formação dos saberes:
o caso dos professores formados em 2009-2010
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a08Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de história, EducaçãoResumo
Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tive ao longo de minha formação uma série de questionamentos quanto à qualificação docente oferecida pelo curso. Isso me remeteu a um discurso comum entre os colegas recém-formados em História/Licenciatura, os quais afirmavam sentirem-se despreparados para administrar as diferentes variáveis de uma sala de aula. Diante disso, procurei investigar sobre a existência desse suposto despreparo profissional, ou seja, acerca do que levou a esse sentimento entre os recém-formados. Assim, essa pesquisa objetivou analisar se realmente existe um sentimento de despreparo e o que levou os recém-formados em História, nos anos de 2009-2010, a se sentirem inseguros ao irem para a sala de aula, além de verificar como os saberes docentes, de acordo com Maurice Tardif, estão sendo construídos e aplicados no curso de licenciatura em História da UFRN.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de história. Educação.