Formação docente do curso de História da UFRN e formação dos saberes:

o caso dos professores formados em 2009-2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a08

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de história, Educação

Resumo

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tive ao longo de minha formação uma série de questionamentos quanto à qualificação docente oferecida pelo curso. Isso me remeteu a um discurso comum entre os colegas recém-formados em História/Licenciatura, os quais afirmavam sentirem-se despreparados para administrar as diferentes variáveis de uma sala de aula. Diante disso, procurei investigar sobre a existência desse suposto despreparo profissional, ou seja, acerca do que levou a esse sentimento entre os recém-formados. Assim, essa pesquisa objetivou analisar se realmente existe um sentimento de despreparo e o que levou os recém-formados em História, nos anos de 2009-2010, a se sentirem inseguros ao irem para a sala de aula, além de verificar como os saberes docentes, de acordo com Maurice Tardif, estão sendo construídos e aplicados no curso de licenciatura em História da UFRN.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de história. Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

25-05-2023

Como Citar

Araújo, N. P. dos S. de . (2023). Formação docente do curso de História da UFRN e formação dos saberes:: o caso dos professores formados em 2009-2010. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(1), 89–106. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a08

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.