Currículo integrado na Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a10Palavras-chave:
Educação profissional, Currículo integrado, Ensino médio integrado.Resumo
Nos anos de 1990 à primeira década dos anos 2000, a educação profissional pautou-se fundamentalmente na hegemonia capitalista, globalização, acumulação flexível, reorganização das bases produtivas, bem como a diminuição da intervenção do Estado na economia, condições para a manutenção dos princípios neoliberais. Neste ensaio abordamos alguns fundamentos sobre a concepção de ensino médio integrado à educação profissional e o currículo em um contexto neoliberal que de um lado reproduz a estrutura do conhecimento e do outro lado, os interesses sociais e econômicos. Neste contexto indagamos sobre a possibilidade de uma formação crítica dos sujeitos, capazes de compreender a realidade onde se produz sua vida. Para este estudo de natureza qualitativa, buscou-se trabalhar com revisão bibliográfica com autores que refletem sobre educação profissional na última etapa da educação básica na direção da educação politécnica.
Palavras-chave: Educação profissional. Currículo integrado. Ensino médio integrado.