Currículo integrado na Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a10

Palavras-chave:

Educação profissional, Currículo integrado, Ensino médio integrado.

Resumo

Nos anos de 1990 à primeira década dos anos 2000, a educação profissional pautou-se fundamentalmente na hegemonia capitalista, globalização, acumulação flexível, reorganização das bases produtivas, bem como a diminuição da intervenção do Estado na economia, condições para a manutenção dos princípios neoliberais. Neste ensaio abordamos alguns fundamentos sobre a concepção de ensino médio integrado à educação profissional e o currículo em um contexto neoliberal que de um lado reproduz a estrutura do conhecimento e do outro lado, os interesses sociais e econômicos. Neste contexto indagamos sobre a possibilidade de uma formação crítica dos sujeitos, capazes de compreender a realidade onde se produz sua vida. Para este estudo de natureza qualitativa, buscou-se trabalhar com revisão bibliográfica com autores que refletem sobre educação profissional na última etapa da educação básica na direção da educação politécnica.

 Palavras-chave: Educação profissional. Currículo integrado. Ensino médio integrado.

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Publicado

12-06-2023

Como Citar

Gonçalves , L. X. ., Moura, D. H. ., & Tavares, A. M. B. do N. . (2023). Currículo integrado na Educação Profissional. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 4(1), 130–141. https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a10