A psicologia da aprendizagem:
história e abordagens
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2023.r4a16Palavras-chave:
Psicologia, Ensino-aprendizagem, educaçãoResumo
O componente curricular de Psicologia da Aprendizagem possui como principal objetivo expandir os conhecimentos dos licenciandos no que tange aos processos de aprendizagem e as teorias cognitivas relacionadas. No terceiro período dos cursos de licenciaturas de Letras Português e Espanhol do IFRN, esse componente é ofertado na modalidade obrigatória e é de suma importância para os futuros docentes no que diz respeito a relação professor-aluno e sua influência no aprendizado. Nesse sentido, os alunos são apresentados às diferentes abordagens e teorias relacionadas a psicologia da educação, adquirindo um útil e vasto conhecimento para o exercício de funções pedagógicas e práticas docentes no âmbito escolar. Desse modo, o principal objetivo deste trabalho é expor os conhecimentos ligados a esta vertente da psicologia; sua história, principais teorias e diferentes teóricos que contribuem para o crescimento no meio educacional com intuito de auxiliar pesquisadores da área contribuindo para seu crescimento no meio educacional.
Palavras-chave: Psicologia; aprendizagem; educação.