A estrutura curricular integrada da Educação Profissional em Pernambuco:

intersecções com a BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a08

Palavras-chave:

Currículo integrado, Educação profissional, formação crítica

Resumo

O currículo integrado na educação profissional emerge como uma estratégia pedagógica essencial para formar profissionais qualificados e críticos, alinhados às demandas do mercado de trabalho e da sociedade. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura curricular integrada adotada em Pernambuco, investigando a articulação entre a Formação Geral Básica (FGB), os Itinerários Formativos e os Eixos Estruturantes da Educação Profissional e Técnica (EPT). A metodologia adotada foi qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica, buscando entender como essas diretrizes se alinham às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Lei nº 13.415/2017. A pesquisa revelou que o currículo integrado oferece uma abordagem holística, promovendo a integração entre teoria e prática, e desenvolvendo competências críticas e técnicas essenciais para os alunos. As intersecções com as habilidades da BNCC são relevantes, pois garantem a formação integral dos estudantes, preparando-os para a cidadania e o mercado de trabalho. A pesquisa contribui com reflexões sobre o currículo integrado, propondo melhorias nas práticas pedagógicas que atendam às necessidades regionais e nacionais, considerando as especificidades locais. O estudo sugere que futuras investigações explorem o impacto dessa abordagem na formação cidadã e na qualificação técnica dos alunos.

Palavras-chave: Currículo integrado; Educação profissional; formação crítica.

Arquivos adicionais

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Silva, D. R. R. da ., Tavares, A. M. B. do N. ., & Nascimento, J. M. do . (2025). A estrutura curricular integrada da Educação Profissional em Pernambuco:: intersecções com a BNCC. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 6(1), 111–126. https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a08