A estrutura curricular integrada da Educação Profissional em Pernambuco:
intersecções com a BNCC
DOI:
https://doi.org/10.36470/famen.2025.r6a08Palavras-chave:
Currículo integrado, Educação profissional, formação críticaResumo
O currículo integrado na educação profissional emerge como uma estratégia pedagógica essencial para formar profissionais qualificados e críticos, alinhados às demandas do mercado de trabalho e da sociedade. A pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura curricular integrada adotada em Pernambuco, investigando a articulação entre a Formação Geral Básica (FGB), os Itinerários Formativos e os Eixos Estruturantes da Educação Profissional e Técnica (EPT). A metodologia adotada foi qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica, buscando entender como essas diretrizes se alinham às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Lei nº 13.415/2017. A pesquisa revelou que o currículo integrado oferece uma abordagem holística, promovendo a integração entre teoria e prática, e desenvolvendo competências críticas e técnicas essenciais para os alunos. As intersecções com as habilidades da BNCC são relevantes, pois garantem a formação integral dos estudantes, preparando-os para a cidadania e o mercado de trabalho. A pesquisa contribui com reflexões sobre o currículo integrado, propondo melhorias nas práticas pedagógicas que atendam às necessidades regionais e nacionais, considerando as especificidades locais. O estudo sugere que futuras investigações explorem o impacto dessa abordagem na formação cidadã e na qualificação técnica dos alunos.
Palavras-chave: Currículo integrado; Educação profissional; formação crítica.